Categorias
História

Patriarca bar o melhor custo benefício na Vila Madalena

Com a proposta de trazer as raízes brasileiras para um ambiente descontraído e festivo em plena Vila Madalena, regado a chope trincando e comidas de dar água na boca, o Patriarca bar se firmou como o melhor custo benefício da região.

Inaugurada em 2007, o bar Patriarca ficou famoso pelos pratos que resgatam temperos e ingredientes usados na época do Brasil Colônia, que misturam sabores brasileiros com influências africanas e europeias.
O escritor e professor de gastronomia Ricardo Maranhão teve a missão de pesquisar os temperos, ingredientes e especiarias usados na época.

Os pratos homenageiam personalidades históricas do Brasil Colônia, da proclamação da República, do Brasil Império.
Eles estão presentes também na ambientação do lugar, já que o bar avarandado é decorado com ilustrações da artista plástica e cenógrafa Carla Caffé, que encheu as paredes e o teto com imagens dessas figuras da nossa história.

Projeto do arquiteto Jeff Baños, o ambiente possui todo o charme que a Vila Madalena pode oferecer, com mesas na calçada, atendimento atencioso, música ao vivo. E ganhou um megatelão na fachada logo quando o bar inaugurou que permanece ainda hoje, atraindo olhares.

Sabores e temperos bem brasileiros, os pratos à base de costela – grande destaque da casa – são batizados Padre Antonio Vieira, José Bonifácio, entre outras figuras históricas, propondo um quiz cultural nas mesas: quem sabe quem foram eles?

A costela assada no bafo, que derrete na boca, é a estrela da cozinha – já foi eleita várias vezes pela Veja SP como a melhor da cidade. Uma de suas três versões, a chamada Bento Gonçalves, é assada no bafo por 24 horas e chega à mesa em um réchaud, acompanhada de cebola glaceada com mel e shoyu, salada de rúcula, pão francês e feijão caseiro. Irresistível!

Mas nem só as costelas fazem a alegria dos comensais. As chamadas chapas de boteco também pipocam pelas mesas. A de Picanha, que acompanha cebola especial da casa e um gostoso creme de alho, costuma agradar em cheio. A Mista traz picanha, calabresa, filé mignon e filé de frango grelhados e servidos com legumes puxados na manteiga, farofa da casa, vinagrete e pães.

A Chapa de Calabresa leva o ingrediente-estrela flambado na cachaça, acompanhado de cebolas e pimenta biquinho, deliciosamente escoltada com vinagrete, farofa e pães.
Há, ainda, muitas opções de lanches, saladas, escondidinho e petiscos, com destaque para o delicioso bolinho de abóbora com carne seca – uma pedida que merece bis.
Bar de verdade tem cerveja boa e chope gelado. O Patriarca bar leva a sério a paixão nacional, e oferece mais de quinze tipos de cerveja e chope cremoso, estupidamente gelado.

O extenso cardápio de caipirinhas é um capítulo à parte. Também com nomes inspirados em personagens históricos, são preparadas com cachaça artesanal, vodca, saquê, e podem levar até picolé em suas receitas. A Dom Pedro I leva limão siciliano, lima da Pérsia, açúcar e gelo e acompanha picolé de limão, enquanto a República leva caju, lichia, abacaxi, açúcar e gelo, além do picolé de abacaxi.

A Patriarca, com frutas vermelhas e vodca, e a Brasileira, com frutas cítricas, são campeãs de audiência. Para quem gosta de tequila, a Capicuervo, leva maracujá, açúcar, gelo e sal na borda do copo e um delicioso picolé caseiro de limão!

O Patriarca bar é o lugar ideal para comer bem, tomar uma bela cerveja gelada e, ainda por cima, com o melhor custo benefício da Vila Madalena!
Então, já sabe onde você vai hoje à noite?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *